Remanufatura é um processo industrial que consiste nas etapas de desmontagem do produto usado, na limpeza de suas peças, na reparação ou substituição de peças danificadas, testes de qualidade do produto e remontagem do produto que deverá apresentar perfeitas condições de funcionamento, iguais a de um produto novo.

Preço Baixo

Os produtos remanufaturados representam 60-80% do custo de um novo produto devido à economia de custos obtida com a recuperação dos materiais e do conteúdo energético do produto.

Disponibilidade

Um produto remanufaturado pode estar disponível com um prazo de entrega mais curto. Além disso, a remanufatura pode permitir que o cliente continue usando equipamentos que não são mais fabricados.

Consumo reduzido de matéria-prima

Como a remanufatura preserva grande parte do material no produto original, menos matéria-prima é usada do que na fabricação de novos produtos. Isso é particularmente benéfico quando o produto contém matérias-primas críticas – matérias em que há risco de fornecimento.

Redução de material enviado para aterro

Nem todos os produtos em fim de vida e / ou seus componentes são adequados para reciclagem, mas acabam em aterros sanitários. A remanufatura reduz esse fluxo de material mantendo o material em uso por mais tempo.

Margens de lucro mais altas

Os produtos remanufaturados geralmente têm margens de lucro mais altas que o item fabricado original.

Melhores relacionamentos com os clientes

Por meio de esquemas de trade-in, os remanufaturadores podem construir um relacionamento melhor com seus clientes do que aqueles que dependem de compras únicas e descartáveis.

Fonte: European Remanufacturing Network